quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Catedral de São Basílio


A Catedral de São Basílio (em russo Собор Василия Блаженного), é uma catedral localizada na Praça Vermelha da cidade de Moscou, Rússia. É conhecida mundialmente por suas características cúpulas em forma de bulbo.






História
Pertencente a Igreja Ortodoxa Russa, teve sua construção ordenada pelo Czar Ivan 'o Terrível' para comemorar a conquista do Cantão de Kazan, que realizou entre 1555 à 1561. Depois da construção ser terminada, mandou arrancar os olhos do arquiteto para que não pudesse construir outra coisa igual. Em 1588 o Czar Fiodor Ivanovich ordenou que agregasse uma nova capela no lado este da construção, sobre a tumba de São Basílio o Bendito, santo pelo qual foi chamada popularmente a catedral.

São Basílio se encontra no extremo sudeste da Praça Vermelha, justamente na frente da Torre Spasskaya de Kremlin. São 9 pequenas capelas construídas.


No jardim em frente a igreja tem um estátua de bronze, erguida em honra a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que reuniram voluntários para o exército que lutou contra os invasores poloneses durante o período conhecido como Tempos de Dificuldades.

O conceito inicial era construir um grupo de capelas, cada uma dedicada a um dos santos em cujo o dia o Czar ganhou uma batalha, a construção de uma torre central unifica estes espaços em uma só catedral.


Fonte: Wikipédia

Leia Mais…

Benção


"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros